Acelere a sua entrada no mundo dos negócios da música.
Hoje em dia, o mundo dos negócios envolvendo a música está mais ativo e complexo do que nunca. Existem diversas formas de se obter o sucesso dentro dele se você souber os passos certos a serem dados. Este curso cobre diversos aspectos que a música abrange no mundo dos negócios. Serve tanto para músicos, produtores musicais, compositores, cantores, DJs, bandas, agentes, gravadoras fonográficas e qualquer pessoa interessada nos princípios do mundo dos negócios da música.
Os alunos participantes poderão trabalhar em seus projetos pessoais durante o andamento do curso, com dicas práticas e conselhos dados por especialistas seja no lançamento de um novo single, um novo videoclip, procurando gravadoras independentes para lançar a sua música ou abrindo a sua própria gravadora para lançá-las.
Definir a visão de cada um, seu conceito artístico e oportunidades. Identificar o nicho de mercado, compreender o seu público alvo e seus competidores. Realizar pesquisas, buscar feedbacks. Lançamentos digitais, Spotify, Youtube, distribuidoras digitais, record pools e feedbacks de Top DJs.
OBJETIVOS DO CURSO
Compreender como funciona hoje o mercado musical digital e físico.
Ganhar experiência no mundo real, com dicas práticas e dinâmicas.
Entender como funciona o mercado de trabalho, questões burocráticas nos negócios do mundo musical e de contratações.
Como o mercado fonográfico funciona, agenciamento de artistas, press kit, marketing pessoal, modelos de contratos praticados e como se inserir no mercado.
CAPACITAÇÃO
Capacitar o aluno a encarar as oportunidades do music business
Dominar as principais condutas de mercado
FORMATO DO CURSO
O curso conta com aulas teóricas distribuídas em um total de 24 horas.
Curso dinâmico com exemplos práticos e atuais.
INFRAESTRUTURA
Salas totalmente equipadas com internet wi-fi, tomadas para carregar telefones, laptops. Café, chá e água à vontade em um espaço super moderno.
- Áreas de atuacao
- Selos fonográficos
- A&Rs
- Agências
- Distribuidoras digitais
- Registros das obras
- Marketing
- Managers
- Serviços de streaming
- Empreendendo na indústria
- Promoção de eventos
- Merchandise
- Ghost production
- Editoras
- Licenciamentos
- Direitos autorais
MÓDULO 1
- Uma breve história sobre a evolução da indústria musical.
- Onde estamos hoje.
- A estrutura da indústria. Entendendo como funciona.
- Selos fonográficos, editoras, shows ao vivo / gigs, gerenciamento, promoção, etc.
- Como o dinheiro circula e fontes de renda.
- Analisar o mercado atual.
- As diferentes áreas de atuação.
MÓDULO 2
- Selos fonográficos e gravadoras. O que elas fazem ?
- A diferença entre um selo independente e uma major label.
- Renda e custos nos negócios das gravadoras.
- Modelos de contratos.
- Como assinar outros artistas ?
- A estrutra dos direitos autorais. Para onde vai o dinheiro ?
- Como encontrar gravadoras para lançar ?
- Tipos de demos e envios para selos.
- O trabalho de um A&R.
- Os principios do desenvolvimento artístico.
- Como analisar demos.
MÓDULO 3
Seus Produtos – Registros – Networking
- Quais são seus produtos ?
- Como definir uma linha variada de produtos.
- A qualidade do seu trabalho.
- Os diferentes tipos de registros.
- Dicas de networking
MÓDULO 4
Marketing – Montando seu time
- Como fazer a promoção e planejamento estratégico de um lançamento ?
- As estatísticas de um artista (perfil de público)
- A estratégia dos lançamentos em singles.
- Como construir uma base de fãs.
- Assessoria de imprensa
- Promo pools
- Patrocínios e parcerias com grandes empresas.
- Pre-save e lançamentos
- Como funcionam as tracks virais.
- Como montar o seu time / equipe para trabalhar junto a você.
MÓDULO 5
Distribuição e Serviços de Streaming
- O que é distribuição musical ?
- Como funciona.
- Os diferentes tipos de distribuição (independente e através de distribuidoras)
- Uma introdução aos serviços de streaming (Spotify, Apple Music, Deezer, Youtube, Soundcloud, Mixcloud).
- Principios de marketing para potencializar streamings.
- Spotify for artists e demais funções do Spotify (Playlists, anunciou publicitários, etc).
MÓDULO 6
Empreendedorismo na indústria e Promoção de Eventos
- Trabalhando na indústria musical.
- O empreendedor da música.
- Trabalhando em equipe ou sozinho.
- Habilidades de negociações.
- Traçando objetivos.
- Monitorando seus resultados.
- O universo da promoção de eventos.
- Modelos de projetos para captação de recursos.
- Planejamento financeiro.
MÓDULO 7
Managers da Indústria – Merchandise
- Como funcionam as agencias ?
- Booking vs management
- Os diferentes tipos de managers da indústria.
- Artist management. O que fazem e quais as responsabilidades ?
- Modelos de contratos.
- Fonte de renda em gigs.
- O que é merchandise. Como funciona e como operar uma linha de produtos.
- Design, confecção e distribuição.
- Planejamento financeiro.
MÓDULO 8
Ghost Production – Licenciamentos, Sincronização, Editoras e Direitos Autorais
- Como funciona o universo dos ghosts producers ?
- Quanto pode-se ganhar trabalhando como ghost producer ?
- Hubs de ghost producers.
- Como funcionam as editoras. Qual a importância delas ?
- Modelos de contratos.
- O artista como um escritor musical (songwriter).
- Sync (TV, filmes, publicidade, video-games)
- ISRC
- Sociedades de coletas de direitos.
- ECAD
TURMAS:
CONHEÇA MAIS SOBRE RAFAEL ARAUJO
Sócio-fundador da AIMEC (Academia Internacional de Música Eletrônica) é DJ e produtor musical nascido em Curitiba. Dono de selos fonográficos, núcleo de eventos, websites comunitários, programas de rádio e diversos projetos voltados a área musical.
É um dos pioneiros na cena eletrônica do sul do Brasil, tendo tocado como DJ pelo país inteiro e também turnês pela Europa, America do Sul e Estados Unidos. Com a AIMEC, elevou a escola para se transformar na maior rede de escola para DJs do Brasil, hoje com 9 unidades da academia espalhadas por aí (8 no Brasil e 1 em Portugal).
É formado em Comunicação Social pela UTP – Universidade Tuiuti do Paraná e pós graduado em Hospitality Management pela UCF – University of Central Florida em Orlando no ano de 2009. Também cursou Music Business na UCLA – University of California Los Angeles em 2012. Neste ano de 2019 cursou Artist Management e Publishing, Sync e Licensing pela The School of Music Business de Londres- Inglaterra.
Rafael Araujo é um empreendedor de mão cheia da música e cultura musical independente, conhecendo o mercado como ninguém e acumulando centenas de realizações em seus mais de 20 anos de estrada. Tem orientado e aconselhado inúmeros projetos de sucesso da cena musical brasileira.