Considerando desde a existência dos CDJs Pioneer na década de 90, nunca houve muita dificuldade em entender a nomenclatura; obviamente CDJs eram CD Players.
Com a chegada de novas mídias e aparelhos que tocam através de diversos formatos, aparece finalmente o termo multi player.
Os multi players são capazes de lerem CDs, pendrives, cartões SD, ou até estar conectado pelo recurso Pro DJ Link buscando informações de um computador por cabo ou wifi.
Na sequência chegaram os XDJs, teoricamente multi players que não tocam CD. Mas tem a XDJ-R1, que é uma exceção.
A Pioneer não ficou de fora quando se trata de controladores MIDI, e começou a investir em vários modelos, como a conhecida DDJ.
As controladoras (como o nome já diz) são apenas “controles remotos” de algum software, como o Serato, Traktor, Virtual DJ e, mais recentemente, o Rekordbox DJ.
A DDJ utiliza códigos que identificam para qual software ela foi especificamente desenvolvida: a linha “S” e a linha “R”.
Por exemplo:
Se você quer uma controladora “modelo de entrada”, a mais barata da linha Pioneer DJ, você teria como opções a DDJ-SB ou a DDJ-RB.
O que difere as duas é que a SB vem preparada e com o Serato, e a RB vem preparada e com o Rekordbox DJ.
Agora que você já sabe que CDJ e XDJ são multi players e são Stand Alone (equipamentos que não dependem de computador), e que as controladoras são equipamentos que só tem utilidade para controlar o software, você já pode montar o seu set up sem medo de errar.
Confira abaixo o vídeo da palestra ministrada por André Motta na Rio Music Conference regional Curitiba e gravada pela DJ Room, sobre o tema Multi Players e Controladores.
Por André Motta
(DJ, produtor, instrutor do curso de DJ da AIMEC e CEO da AIMEC Brasil)